terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Representante da ONU pede à Síria para acabar com violência a crianças

Fonte: Rádio ONU

    A representante especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, pediu à Síria que suspenda, imediatamente, todas as violações a crianças no conflito do país.
    Em nota, Coomaraswamy afirmou que a situação é muito grave na cidade de Homs, que está sendo bombardeada por tropas sírias. O conflito entre opositores do governo e forças do país, que começou em março, já matou mais de 5 mil pessoas incluindo 400 crianças.
Força Aérea
    De acordo com a representante, alvos civis e hospitais estão sendo atacados.
    Segundo agências de notícias, a força aérea síria está bombardeando a cidade, considerada o principal reduto da oposição.
    Radhika Coomaraswamy disse que a violência a crianças ultrapassa casos de assassinatos e mutilações.
    Muitas delas estariam sendo torturadas, detidas após acusadas de associação com grupos armados e sendo vítimas de maus tratos.
    Nesta quarta-feira, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon disse que as Nações Unidas e a Liga Árabe estão estudando uma possibilidade de enviar uma missão observadora à Síria.
Veto
    No fim de semana, o Conselho de Segurança tentou adotar um projeto de resolução que pedia o fim da violência no país árabe, mas o texto foi rejeitado após o veto da Rússia e da China.
    Em comunicado, também nesta quarta-feira, a alta comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay, disse que é hora de acabar com "políticas" e de tomar ações concretas para proteger o povo sírio.

0 Comentários:

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR